Cada vez mais estressados, vivemos em um mundo competitivo e cheio de cobranças. As tensões geradas por essa rotina muitas vezes podem refletir na nossa musculatura da face ou articulação temporomandibular.
DTM é a abreviação de ‘Disfunção Temporomandibular’ e acontece por causa da hiperatividade muscular na região, podendo causar danos na articulação temporomandibular.
Localizada na frente da orelha em ambos os lados da face, essa articulação é responsável por todos os movimentos realizados pela boca.
Embora atinja milhões de pessoas no mundo inteiro, a DTM é uma doença pouco conhecida. Essa sobrecarga na articulação e na musculatura do rosto pode levar a muito sofrimento, diminuindo a qualidade de vida e o convívio social.
Sintomas comuns:
– Dores de cabeça frequentes (duas ou mais vezes na semana) de um ou ambos os lados da cabeça;
– Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
– Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
– Boca que “fica presa”, limitação na abertura da boca;
– Cansaço na face ou ao mastigar;
– Ranger ou apertar dos dentes;
– Alguns tipos de zumbido nos ouvidos;
– Dor ou tensão no pescoço refletindo dor para a face ou cabeça.
– Estalos.
Geralmente, o tratamento é simples e conservador, feito por meio de terapias caseiras, exercícios físicos, compressas, relaxamento muscular e controle da ansiedade e depressão.
O diagnóstico é realizado pelo Cirurgião Dentista especializado em Disfunção Temporomandibular, sendo necessária a interação de uma equipe multidisciplinar para o melhor entendimento e condutas específicas nas áreas de: fonoaudiologia, neurologia, psicologia, reumatologia, otorrinolaringologia e endocrinologia, por exemplo.
Alguns hábitos incorretos:
– Roer unhas ou remover cutículas com os dentes;
– Mastigar de um só lado ou mascar chicletes.
– Mania de chupar o dedo ou morder objetos (lápis, canetas, clipes de papel ou alimentos muito duros);
– Vícios de língua, deglutição atípica
– Apoiar a mão sob o queixo enquanto estuda, trabalha ou enquanto está dormindo.