* com a colaboração do Dr. Bruno Matias (CRO/SP 93.761)
Muito se fala atualmente em Odontologia Digital. É algo que pode contribuir muito para a vida do dentista como profissional e, principalmente, para a vida do paciente, no sentido de como ele será tratado.
Para que você possa entender do que estamos falando, é preciso explicar o básico. O primeiro passo é entender o que é a Odontologia Digital. Para isso, vamos elucidar o passo a passo do fluxo de trabalho digital dentro do Instituto Implante Vida.
Primeira etapa
Processo de captação de imagens, como fotos e vídeos, exames de tomografia computadorizada e o processo mais importante: ter toda a arcada do paciente dentro da tela do nosso computador em 3D. Isso é feito por meio de um scanner intraoral, próprio para fazer o escaneamento dos dentes em 3D de forma rápida e confortável para o paciente.
Segunda etapa
Análise e edição. Com as imagens 3D das tomografias computadorizadas e da arcada 3D do paciente, podemos iniciar o planejamento clínico por meio de um software específico.
Com ele, podemos simular o tratamento, como restaurações, lentes de contato, alinhadores ortodônticos, planejamento 3D para implantes e posterior cirurgia guiada.
Assim, conseguimos trabalhar com planejamento e previsibilidade. Enxergar antes o que podemos fazer é simplesmente fantástico!
Terceira etapa
É o processo de transformação de todo esse planejamento 3D que já foi aprovado para finalmente transformá-lo em realidade. Impressoras 3D imprimem os guias cirúrgicos e modelos cópias das arcadas escaneadas na primeira etapa.
Coroas, facetas e restaurações são impressas em porcelana em pouquíssimos minutos. Com tudo isso em mãos, estamos prontos para as cirurgias ou instalação das coroas ou lentes de porcelana.
Em resumo, aqui estão apresentados os três passos para a realidade dentro do nosso instituto:
– Escaneamento intra oral com Straumann Vivo Virtuo: 15 minutos;
– Design com Software 3D Straumann CARES Visual: 15 minutos;
– Fresagem com a rápida Fresadora de Dentes Cares C Series: 15 minutos.
Ou seja, em muitos casos você pode ter um dente de porcelana de volta na boca em 45 minutos!