Quando vejo a expressão “novo normal”, penso que a justificativa é uma ruptura abrupta com costumes antes da pandemia, trazendo adaptação rápida a novas atitudes perante os riscos que a Covid-19 trouxe.
O ponto de reflexão é a rapidez com que um mundo inteiro, ao mesmo tempo, teve que lidar com novos hábitos no dia a dia, idas ao mercado, impossibilidade de idas à restaurantes, idosos isolados, nós todos isolados, crianças sem escola, aeroportos fechados… São tantos exemplos que terminarão com modelos de negócios e gerarão novos.
O que devemos discutir são as oportunidades. Como novos costumes criados em 120 dias podem gerar oportunidades ou adaptações para sobrevivência de nossos negócios?
A empatia nesse momento é fundamental, não foque no dinheiro. Pense nos problemas gerados, por nicho, geolocalização, investimento e tempo de aplicação. Que problemas surgirão e como podemos resolvê-los?
Definimos o que, onde, para quem? Primeira etapa concluída. Agora precisamos pensar em algo que nunca existiu ou mudou. Aqui é importante focar realmente nos problemas. Você não quer pensar no modelo de negócio, e sim nos problemas que a Covid-19 gerou para o nicho em que você já atua ou para um novo nicho.
Tanto na vida, como nos negócios, problemas geram oportunidades, são projetos para resolver. Para escolher seu projeto, avalie cada problema considerando os seguintes critérios:
- Eu tenho paixão e comprometimento para consertar isso? É o que realmente acredito que devo consertar?
- O impacto de resolver esse problema será enorme? A vida das pessoas realmente vai melhorar?
- Eu tenho capacidade e habilidades para essa ideia? E viável sua aplicação sem um grande investimento de tempo e dinheiro?
Agora que você já tem seu problema a resolver como início de um negócio, responda: a) Quais produtos eu poderia fazer e vender? b) Quais serviços eu poderia fazer e vender? c) As pessoas que o experimentarem realmente o desejam?
Escolhido o seu problema a resolver e respondidas as perguntas iniciais, é hora de botar a mão na massa. Procure ajuda no Sebrae, em programas de incubadoras em universidades, serviços da prefeitura ou, se você já tem um negócio, convide seus cinco melhores clientes para ouvir sua ideia e compartilharem opiniões.
Essa pandemia mudou bastante coisa, gerou novos problemas e novas oportunidades. Com calma, força e fé vamos sobreviver e sair com novos negócios e formas de encarar a realidade.