A FEMAMA é uma organização sem fins econômicos que foi responsável por trazer de forma organizada o Outubro Rosa para o país e tornar a campanha uma data no calendário brasileiro, desmistificando o câncer de mama. Mas 2020 é o ano de ir além da conscientização e partir para a ação. Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologista, as mulheres reconhecem que a mamografia é o melhor exame para identificar a doença, mas apenas 46,2% delas o fizeram 1 vez ao ano e 27% nunca fizeram. Os fatores são variados: dificuldade de acesso (64,9%), medo de encontrar alguma coisa (54,5%) e até não saber como se detecta (54%).
Criada de forma voluntária pela agência e21, de Porto Alegre, a campanha “3 perguntas que salvam #perguntapraela” vai além das mulheres: busca envolver toda a sociedade e expandir a conversa também para quem está ao seu redor a partir de uma atitude prática fazendo as “3 perguntas que salvam” para as mulheres que amam de verdade:
- Você tem observado suas mamas?
- Você já marcou seus exames anuais?
- Você conhece seus fatores de risco?
No logotipo da campanha, o número 3 ganhou formas de mamas e se tornou um ícone que vai permear tudo que se relaciona a câncer de mama no Brasil. As conversas nas redes sociais estimulam a quebra de tabu do assunto para que as pessoas ao redor das mulheres façam essas perguntas, com foco no diagnóstico precoce – que oferece até 95% de chance de cura –, autocuidado e a busca pelo conhecimento dos fatores de risco da doença.
O lançamento oficial da campanha aconteceu virtualmente no dia 1º de outubro, nos canais da FEMAMA no no TikTok e no YouTube, com apresentação de Patrícia Mellodi, direção de Márcio Trigo e participação de artistas como Zeca Baleiro, Leila Pinheiro, Tom Cavalcante, Leandro Hassum, Gustavo Mendes, Elisa Lucinda, Marina Elali e Ana Costa.
“Uma em cada 12 mulheres terá câncer de mama no Brasil, sendo 66 mil só em 2020. As brasileiras já conhecem o que é o câncer de mama e já ouviram falar sobre a mamografia, mas isso ainda não despertou a cultura do autoconhecimento e nem do acompanhamento médico anual. Precisamos incentivar o diagnóstico precoce para salvar milhares de mães, esposas, filhas, amigas”, explica Dra. Maira Caleffi, presidente voluntária da FEMAMA.
Luta por direitos de pacientes continua
Durante a campanha, a FEMAMA promoverá quatro edições do Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares, no Congresso Nacional, e uma edição regional nas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul e de outros estados. Os temas serão: diagnóstico precoce, aplicabilidade da Lei dos 30 Dias, atendimento oncológico durante a pandemia e medicina personalizada.
A entidade também preparou um material para suas 70 ONGs associadas em todo Brasil que, de forma organizada, estão pressionando o poder público por ações concretas para garantir os direitos de pacientes com câncer de mama, que não vêm sendo respeitados. O questionamento formal às secretarias de saúde estaduais e municipais é sobre como está acontecendo a aplicação da Lei dos 30 Dias e propondo reuniões com gestores públicos de saúde para debater o diagnóstico precoce do câncer. Além disso, também estão sendo questionados governadores, deputados estaduais, prefeitos e vereadores sobre o que farão para que o câncer seja uma prioridade e o diagnóstico precoce seja uma realidade.
Marcas se unem em ações on e offline
Além da campanha, que conta com o investimento social de AstraZeneca, Condor, Lilly, Mentor, MSD, Novartis, Pfizer, Roche e Varian, a FEMAMA também realiza parceria com diversas empresas durante o Outubro Rosa para levar a mensagem de conscientização sobre o câncer de mama adiante. Vale lembrar que as conversas em torno da hashtag #perguntapraela vão acontecer em todas as redes sociais durante o mês de outubro.
- Umbro: para atingir também os homens, criou uma versão rosa das camisetas de clubes patrocinados: Athletico Paranaense, Avaí, Chapecoense, Fluminense, Grêmio, Santos e Sport. Parte do valor de venda será revertida para a ação. Produziram, também, camisa exclusiva para o time FEMAMA, enviada para influenciadores e celebridades que toparam voluntariamente divulgar a causa.
- TikTok: para incluir o público mais jovem, além da transmissão da live, a plataforma apoia a campanha com divulgação de banner informativo e da hashtag #perguntapraela e com vídeos oficiais de desafios e duetos. Os tiktokers Mario Jr (@lzmaario) e Maju Sanchez (@majucca), participaram voluntariamente com vídeos estimulando usuários a participarem da mobilização.
- Pantys: desenvolveu uma campanha fotográfica focando na importância das 3 perguntas, que também serão tema de conteúdo em seu blog e redes sociais; a marca também permitirá doação para FEMAMA no check-out do e-commerce e enviará uma calcinha absorvente para influenciadoras explicando a campanha e ampliando a mensagem.
- Under Armour: produzirá conteúdos em suas redes sobre o combate e diagnóstico precoce do câncer de mama, reforçando a importância do esporte no combate à doença, além de reverter parte da venda do top UA Infinity Bra para a ação. O produto também será enviado para influenciadoras.
- VLT Carioca: doção de espaços de mídia no VLT do Rio de Janeiro, além de divulgações em redes sociais.
- Instituto Invepar: doação espaços de mídia no Metrô do Rio, além de divulgações nas redes sociais de todas suas marcas (CLN; Via 040; Concessionária GRU Airport; Metrô Rio, Lamsa).
- Saque e Pague: disponibilização dos mais de 1.600 caixas eletrônicos da rede, em todos os estados, para que qualquer pessoa possa fazer doações em dinheiro, com o valor entrando na hora na conta da FEMAMA.
Algumas empresas reverterão, para a campanha, parte do lucro obtido com os seguintes produtos:
- Aspen Modas: broche alusivo ao Outubro Rosa
- Favorita: camisetas próprias, além da divulgação em redes sociais e catálogo digital;
- Condor: vassoura, além da ação Like do Bem, que associa curtidas no Facebook a um valor adicional de doação;
- Boali: suco rosa feito para a campanha (30% do valor);
- Rebeca Nemer Brand 10% de todos os produtos do site;
- Grupo Phd: Menu Rosa nos restaurantes Antonella Maison, Aragon Espirito Ibérico e Tetto Rooftop;
- Rivals: 10% do valor arrecadado de cada patrocinador da competição de e-sports Rivals Women’s Cup, além de doações via PayPal pelos espectadores;
- TradersClub: R$1,00 a cada cadastro gratuito no canal “Donna” e campanha de arrecadação de doação através de lives educacionais com influenciadores;
- FOREO Sweden: produtos rosa – linhas LUNA e IRIS – no e-commerce da marca;
- Affinity Corretora: R$ 1,00 a cada nova vida implantada no mês de outubro.
Site oficial da campanha: https://3perguntasquesalvam.femama.org.br
Apoio Institucional: e21, CDD (Associação Crônicos do Dia a Dia), Instituto Oncoguia, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.