Muito se questiona se é possível repor os dentes e recuperar o sorriso de forma definitiva na maior idade. 

Esclarecendo, precisamos deixar muito claro que a idade cronológica em si não pode ser um impeditivo para colocação de implantes dentários. 

É fundamental analisar cada caso de forma única levando em consideração a anamnese, onde será possível observar a saúde como um todo e o histórico familiar do paciente. Exames complementares como hemograma, eletrocardiogramas e outros, devem ser pedidos e analisados juntos aos especialistas de cada área. 

Estando tudo dentro da normalidade e controlado de forma segura, será possível seguir para a etapa seguinte, a análise clínica em boca e da estrutura óssea, por meio de exames de imagens como radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas, que são fundamentais para observar espessura e a altura óssea do paciente e direcionar quais serão os passos até o novo sorriso. 

A cada dia as tecnologias vêm proporcionando recursos que auxiliam na tomada de decisão, tornando as cirurgias menos invasivas, mais rápidas e menos traumáticas, o que é de grande valia, ainda mais se pensarmos nos pacientes da maior idade. 

Além disso, atualmente técnicas que permitem realizar a cirurgia de colocação dos implantes e próteses fixas (os dentes) em uma mesma semana, a chamada carga imediata é também conhecida como carga rápida, devolve ao paciente de forma imediata, não só a estética como também a função mastigatória. Dessa forma, esses procedimentos proporcionam conforto e segurança em voltar a sorrir, sem medo de soltar ou cair como as antigas próteses móveis (dentaduras).

Vale ressaltar que todas as técnicas podem ser feitas em qualquer idade, mas é extremamente importante frisar que, qualquer técnica só poder ser confirmada e definida após análise e planejamento individual de cada caso.