O Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, conforme dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Estima-se que 35% da produção anual é descartada. E quando se leva em consideração os impactos ambientais causados pelo uso intensivo e poluição da terra e dos recursos hídricos, perda de biodiversidade e emissões de gases de efeito estufa sem finalidade, quando mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, uma grande bandeira vermelha é hasteada.
Pensando em impactar positivamente o meio ambiente e contribuir para maior acesso de pessoas à alimentação de qualidade, os engenheiros de petróleo Caio Ribeiro e Carlos Keiichi, fundaram o Cheap Food, em 2021. Ambos já possuíam expertise no ramo alimentício e decidiram criar a plataforma de delivery alternativo.
Carlos sempre gostou de startups e pesquisou sobre modelos. Durante estudos, encontrou a Too Good To Go, uma empresa europeia que trabalha focando no desperdício no continente. Ele apresentou a ideia para o Caio, falando o quão legal seria ter algo parecido no Brasil. Os dois estudaram e criaram um aplicativo com as características da população.
Com isso, conseguiram a junção de sustentabilidade, economia e ação social. “Apesar da palavra ser antiga, a sustentabilidade só ganhou corpo recentemente. A prática tem mais de 400 anos, mas ações efetivas só agora”, disse Caio.
Os amigos descobriram que 11,3% dos alimentos de restaurantes são desperdiçados. Com a Cheap Food, os estabelecimentos conseguem evitar com que esses alimentos vão para o lixo. “O aplicativo oferece vários benefícios de uma só operação. O foco é evitar o desperdício, mas com isso os empresários têm retorno de capital, o cliente final economiza e há um trabalho de conscientização. Então há um entendimento de que aquele produto está perto do vencimento”, explicou.
Ao entrar na plataforma, o cliente escolhe o restaurante e a opção de sacola, que pode ser doce, salgada ou mista. O mais divertido é que o conteúdo é surpresa! Logo, o cliente receberá dois ou mais produtos em casa, sem saber exatamente quais sabores irá consumir. Há também a possibilidade de comprar marmitas congeladas por R$ 9,90 e usufruir de uma caixa só com produtos para pets.
“Tudo depende da disponibilidade do estabelecimento. São produtos ótimos, mas que estão perto do vencimento ou foram produzidos de maneira excedente. Mas o preço é muito menor, a partir de R$ 10,90. Também é uma excelente oportunidade para conhecer um novo estabelecimento por um valor muito acessível”, pontuou.
Cheap Box em Santos
Em Santos, está funcionando desde fevereiro com 100 estabelecimentos parceiros. São mais de 10 mil clientes, que já consumiram mais de 5 mil cheap box.
“O empresário pode se cadastrar no nosso site www.cheapfoodapp.com.br e com três perguntas, já está pronto para ingressar no aplicativo. Nossa equipe visita o estabelecimento e fornece as sacolas para as entregas começarem. Além dos box, também abrimos para a venda de produtos comuns. A taxa também é baixa”, falou.
Os clientes só precisam baixar o aplicativo na Play Store ou na Apple Store. Há um espaço no painel em que é possível checar a quantidade de desperdício evitada.
“Nosso lema é ‘Juntos, vamos longe’. Não queremos cobrar uma taxa exorbitante e crescer em cima de alguém. Queremos ir mais longe: ser sustentável em todos os âmbitos”, finalizou.