A área da comunicação, de forma geral, está tendo que se adaptar as diversas tecnologias que estão evoluindo cada dia mais. No caso do jornalismo, o combate as notícias falsas, os conteúdos criados por inteligência artificial e a falta de leitura e interesse pelos assuntos se tornaram grandes desafios.

A jornalista e apresentadora, Vanessa Martins, afirma que teve que se adaptar as mudanças da profissão, principalmente as que envolviam a utilização de novos equipamentos. “Quando eu comecei na TV não tinha celular, a gente usava o BIP, a gente usava na cintura para saber a próxima pauta.”

Aparelho usado pela equipe de reportagem.

Atualmente as equipes de reportagens tem muitos mais equipamentos e tecnologia para construir a reportagem e manter a comunicação com as fontes. Algumas dessas tecnologias preocupam, principalmente a inteligência artificial, já que ela cria imagens e textos perfeitos que podem gerar diversos problemas como as notícias falsas.

O registro de jornalista (MTB) se faz valer por esse motivo, somente um jornalista formado e com comprometimento vai informar da melhor forma e com imparcialidade.

Ao mesmo tempo que a tecnologia cresce cada vez mais, problemas como a divisão entre projetos pessoais e profissionais ainda continuam sendo atuais na profissão, principalmente quando se é mulher. Vanessa teve que abdicar de 10 anos de carreira em uma emissora de televisão para conseguir ser mãe.

“A minha vida ficava em torno daquilo, eu me cobrava, queria sempre fazer certo, chegar na hora certa, ficava até o final das matérias. Aí o meu médico me disse que a hora que eu parasse eu conseguiria ser mãe. Era um sonho tão grande de ser mãe e eu pedi demissão”, afirma Vanessa. No caso da apresentadora, o pedido de demissão ocorreu em janeiro e em julho ela engravidou, por dois anos ela se dedicou apenas a maternidade.

Assista o programa na íntegra: