A máscara de proteção facial é muito usada por jogadores de futebol. Atletas como os atacantes Mbappé e Harry Kane já usaram esse tipo de equipamento para se proteger de choques durante as partidas. Essa máscara foi criada pelo dentista e consultor de odontologia do Santos Futebol Clube, Caio Capitani, durante a realização de um mestrado na Universidade Santa Cecília. De acordo com o dentista, a máscara é utilizada pelo atleta se ele já teve uma lesão e precisa de tempo de recuperação, mas não pode ficar parado.
O equipamento de proteção é feito com o apoio da tecnologia, usando impressão 3D e equipamentos de scaner facial. A máscara é feita de forma única para cada paciente e também pode ser usada para a proteção facial em casos de procedimentos estéticos. A sua composição é de um material que absorve o impacto, ajudando a manter o rosto do atleta seguro.
Reprodução: Redes Sociais
“Ele é feito de duas camadas, a primeira desacelera e absorve parte do impacto e a segunda já vai absorver toda a outra parte que sobrou.”
Para manter a saúde dos atletas o dentista afirma que é necessário ter cuidado e atenção com os sintomas que envolvem a região buco maxilar.
“Já existiram casos que o atleta tinha uma lesão que departamento médico não identificava, fisioterapia não identificava, porque o causador era odonto. Se o atleta tem um sangramento gengival, isso não é visto com um olhar de preocupação, mas se esse sangramento fosse em um órgão interno já chamaria mais atenção. Mas, uma gengiva que sangra, um dente aberto, uma infecção na boca é tão preocupante quanto”, finaliza o dentista.
Ainda de acordo com Capitani, esse projeto só foi possível por conta da Impante Vida, já que no local a equipe conseguiu resolver alguns déficits clínicos do projeto e conseguir utilizar a ampla tecnologia existente na clínica.
Assista o programa na íntegra: