Para o clínico geral Marcelo Bechara, manter-se hidratado e comer em pouca quantidade são maneiras simples de celebrar as festividades sem prejudicar a saúde

Dezembro traz as tradicionais festividades da época. A ceia de natal e o jantar de réveillon reúnem as famílias e os amigos ao redor da mesa para celebrar o encerramento de mais um ano e o início de um novo ciclo. E com as festas de fim de ano, os cuidados com a saúde e principalmente com a alimentação devem ser redobrados para evitar os excessos. 

Para o clínico geral Marcelo Bechara, um dos principais vilões das ceias são as bebidas alcoólicas. “Normalmente, as pessoas costumam celebrar o natal e o réveillon brindando com espumantes e vinhos, porém, o consumo excessivo de álcool pode desencadear problemas de saúde como a perda de consciência, enjoos, tonturas, dores de cabeça e até vômitos”, explica Bechara. 

As ceias reúnem pratos tradicionais como chester, tender e peru, além das sobremesas como o pavê e o panetone e apesar dos sabores afetivos, o consumo também deve ser dosado. A atenção deve ser redobrada quanto à higienização dos alimentos crus, que compõem as saladas a fim de evitar problemas como infecções gastrointestinais, comuns durante o verão. 

Bechara afirma que o segredo para aproveitar os jantares de forma equilibrada está na quantidade de alimentos e bebidas ingeridos. “Não é necessário se privar de saborear os pratos comuns durante as festividades, muitas famílias, inclusive, possuem alimentos tradicionais. Por isso, algumas dicas interessantes são: manter a hidratação ingerindo de 2 a 3 litros de água por dia, praticar atividades físicas no dia anterior e após as comemorações e comer em poucas quantidades”.