O setor de alimentação liderou o crescimento nos shoppings no último ano, com alta de 26%, segundo a Abrasce, e faz parte das experiências que estimulam compras em lojas físicas.
Os shoppings centers têm investido em experiências além do produto como forma de atender aos anseios das multi gerações e gerar apelos afetivos que estimulam a visitação. Destaque para o setor de alimentos e bebidas, com estabelecimentos que impulsionam investimentos em opções variadas, desde menus assinados por renomados chefs até degustações de bebidas especiais. De acordo com a Brookfield Properties, administradora de 129 shoppings nos EUA, esses estabelecimentos já representam em torno de 30% do espaço locável em alguns empreendimentos. No Brasil, o setor de alimentação foi o que mais cresceu nos shoppings no último ano, com um aumento de 26%, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
Em Santa Catarina, a aposta em atividades desse gênero foi além com o anúncio da implantação do maior shopping voltado para as águas dentro de marina e 100% ligado a experiências, com ênfase para a área gastronômica. ”Antes, sair apenas para fazer compras e passear no shopping era normal. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de realizar compras pela internet sem sair de casa, empresas começaram a investir em outros segmentos para impulsionar o fluxo e, certamente, um agradável passeio com a família em um restaurante que, além de comida diferenciada, oferece uma vista deslumbrante para as águas e para grandiosas embarcações, é um estímulo que, segundo os nossos estudos, conquistará o público no Boulevard Marina Itajaí”, explica Anderson Becker, CEO da ABecker, responsável pelo shopping.

“A Gastronomia se tornou um dos grandes atrativos de shoppings e, quando combinada com um prato especial ou novidades em doces e bebidas, além da arquitetura do espaço em si, se torna indispensável para estimular o consumo de varejo e aumentar a permanência do público em shoppings”, conta Becker. No litoral norte de Santa Catarina, o Boulevard Marina Itajaí, com inauguração prevista para o final de 2026, as operações serão estabelecidas por meio de uma curadoria realizada por especialistas da ABecker e da Marina Itajaí para atender tanto os proprietários de barcos, quanto os moradores e turistas. O foco será em estabelecimentos voltados a produtos e serviços premium e uma área gastronômica ampla que proporcionará vistas para o famoso cenário náutico da cidade. O food hall integrará opções qualificadas para happy hours, cafés, docerias gourmet, chocolaterias, além de restaurantes, bares e bistrôs que investem em gastronomia autoral e espaços para degustações, como vinhos e cervejas artesanais.
“Com um conceito arquitetônico em formato aberto, traremos também espaços externos belíssimos, com paisagismo e áreas para gastronomia, lazer, compras, trabalho e descanso integrando a cultura náutica à cidade. A proposta é focar em qualidade e 100% operações deverão trazer diferenciais genuínos, os quais só poderão ser encontrados no Boulevard, no “mundo físico”, complementa Anderson Becker. O projeto é uma parceria entre a Marina Itajaí e a ABecker, referência em investimentos e no ramo de loteamentos,condomínios residenciais, comerciais e industriais, com matriz em Joinville/SC.
Com investimento de R$ 100 milhões para a primeira fase, o empreendimento da ABecker contará com 120 operações comerciais, além de amplo estacionamento, ambientes modernos para coworking e reuniões, além de segurança 24 horas.
