Dizem por aí, popularmente, que “nada acontece por acaso”. E você, o que acha dessa crença?
Em outras palavras, isso quer dizer que se alguma coisa aconteceu é porque tinha mesmo que acontecer, por algum motivo e porque já estava tudo programado.
Eu, particularmente, penso que quando é para alguma coisa importante ocorrer, não tem jeito. Até quando alguém tenta atrapalhar… ajuda. E tudo acaba acontecendo exatamente como deveria ser. Como estava programado.
E digo mais: o destino é absolutamente imprevisível e basta uma fração de segundos para que ele nos surpreenda.
Muitas pessoas passam noites a fio tentando adivinhar ou entender qual o melhor caminho, sem perceberem que os traços já estavam delineados.
Os planos do destino são secretos e somente são revelados no exato momento em que acontecem. Sem data, sem horário… apenas no seu tempo certo.
A vida é uma viagem, e não há como escolher o roteiro que foi pré-traçado, nem como tentar fugir, nem correr, nem se esconder.
O destino escolhe o melhor e ele vence… mais cedo ou mais tarde. E quem tenta lutar contra ele sempre leva a pior.
Muitas vezes escolhemos seguir certos caminhos para evitar algo que julgamos estar definido e não queremos que aconteça. Isso é puro engano. Já percebeu que é exatamente nesse caminho “alterado” que acabamos encontrando o que nos estava reservado?
A verdade é que quando é para ser, os ventos contrários perdem a força e nós jamais conseguiremos mudar a direção determinada.
Acreditarmos que existe algo maior que nos move não é sermos fatalistas. Aliás, muito pelo contrário.
É confortável, é acolhedor e nos ajuda a conduzir as coisas boas e as ruins com muito mais leveza, aceitação e gratidão.
Maktub*!
*“Estava escrito” ou “tinha que acontecer”, em árabe.