No mercado santista há 11 anos, L&L Vidros deixou marmoraria de lado para focar na especialidade de três gerações
Se talento é genético, não há como ter certeza. Mas que a inspiração faz sua parte para propagar histórias ao longo dos anos, isso não há dúvida alguma. O santista Leonardo Devezas Lopes, de 40 anos, teve uma infância como aquelas típicas dos anos 80 e 90: muito futebol na rua e brincadeiras com irmãos e amigos.
Filhos de pais separados, morou com a mãe até a vida adulta, quando decidiu seguir a profissão das duas gerações anteriores e atuar no mercado vidreiro. “Trabalhei em outros projetos, até abrir minha própria empresa. À L&L Vidros surgiu em 2011, após quatro anos fora do setor. À princípio, éramos L&L Mármore e Vidros, e foi assim até 2017. Desde então, resolvi focar na experiência familiar de sete décadas no vidro”, explica o empresário.
Para Leonardo, o crescimento anual é indicativo do empenho dos colaboradores e aceitação dos clientes. “Nossas avaliações no Google falam por conta própria. Com a nota máxima em 5, nós mantemos sempre o patamar dos 4,9. Isso demonstra a atenção e qualidade que temos — além dos produtos — com o pós-venda e assistência também. Nos dedicando sempre a fim de satisfazer todos os nossos clientes”.
Entre os diferenciais da empresa, o fundador destaca a busca por excelência e o repertório de produtos e serviços sempre repletos de novidades e tendências do design de interiores. “É preciso estar conectado ao mercado e trazer para o consumidor tudo que eles possam conhecer de alternativas para janelas, portas, varandas, entre outros”.
O conhecimento técnico sobre normas de segurança e desenvolvimento de produtos também é fundamental para performar entre as melhores marcas do Litoral Paulista. “Nossos profissionais atuam juntamente a arquitetos e engenheiros em alguns projetos, trazendo a expertise para a solução de cada planta. É preciso entender que cada serviço é único, cada casa ou escritório contam uma história daquelas pessoas e empresas. Por isso, nosso máximo respeito e dedicação ao cliente para entregar resultados beirando a perfeição”.
Entre os principais serviços já realizados, o empresário destaca uma parceria impressionante com a arquiteta santista Carla Felippi, na qual a L&L Vidros realizou diversas soluções como pele de vidro, boxes, espelhos e guarda corpos. “E ainda trouxemos uma solução exclusiva, que é um espelho em área externa. Ficou sensacional”, lembra. “Seja um só produto ou uma casa inteira, trabalhamos com todas as soluções em vidro, incluindo janelas, portas e até telhados”.
Já no aspecto dos desafios, o trabalho não foi tanto nas obras, e sim na cobrança pela nova postura do setor vidreiro. “Em um mercado muito informal e sem regras, onde muita coisa é feita de maneira errada e, por vezes, sem esclarecimento aos consumidores, construir nosso novo
posicionamento foi difícil”.
O primeiro item da lista foi divulgar informações técnicas e de segurança para que o mercado começasse a entender os problemas do uso indevido de produtos mal especificados e os riscos que geram aos moradores. “Na verdade, essa luta ainda persiste, pois não há punição a quem aplica produtos incorretamente. Parece que deixam chegar a acidentes graves e, só então, os culpados são responsabilizados — sejam engenheiros, arquitetos, profissionais do mercado vidreiro ou até consumidores que estejam envolvidos nas irregularidades de instalação”.
Como expectativa para 2023, Leonardo acredita que as maiores novidades podem ser esperadas das soluções criativas que o vidro oferece tanto em móveis, como na própria construção de ambientes. “Não há limites para a criatividade. Quando um cliente nos procura pedindo ideias para um projeto, precisamos sempre entender qual é o espaço e o propósito da aplicação do vidro ali. Não há um padrão. Então o melhor é desenvolver um projeto único para cada obra”.