João Bernardo relembra início de carreira e abre o coração sobre a recuperação de um câncer de próstata
Um dos programas mais tradicionais da Santa Cecília TV atingiu um marco importante: o Programa JB completou 25 anos no ar. Com poucas mudanças desde o lançamento, o apresentador e diretor João Bernardo Simões, acredita que o espaço, além de oferecer divulgação de qualidade de empresas e eventos, contribui para a sociedade.
“Não digo isso por conta dos colaboradores envolvidos, mas porque o programa tem um viés filantrópico. Minhas comemorações sempre têm o objetivo de arrecadar para uma instituição. Quero retribuir o que recebo. Na festa de 18 anos, por exemplo, arrecadamos R$ 30 mil. Mais recentemente, levamos 50 meninos para uma oficina de tênis, no Tênis Clube de Santos. Vou construindo dessa forma, e conto com ajuda de parceiros que conheci na caminhada”, disse.
O programa foi ao ar pela primeira vez em dezembro de 1997, após João Bernardo receber um convite para participar de um processo seletivo. Na época, a família Teixeira havia acabado de comprar a emissora e buscava alguém para integrar a programação. Algumas pessoas disputaram a vaga, mas no final, foi João quem passou.
“Sou muito grato, porque acreditaram em mim, e hoje, temos uma relação não só comercial, mas também amistosa e afetuosa. Essa trajetória não foi fácil, matei um leão por dia. Mas valeu a pena. Temos muitas histórias e sinto que cumpro meu dever. Muita gente trabalhou comigo. Tem gente correndo junto desde o início. Alguns seguiram outros caminhos, mas ainda recebo mensagens de carinho por ter contribuído, de alguma forma, com a formação profissional”, pontuou.
De família humilde, João Bernardo é um exemplo. À mãe ficou viúva aos 33 anos e, ainda pequeno, teve que ajudar a tomar conta da barraca de frutas da família. Se formou em Administração e tentou empreender também vendendo frutas. “Já vendi tangerina e pera na fila da balsa. Após fechar a barraca, comecei a descarregar caixas de um barco de madrugada e vendia sardinhas para os vizinhos. Tinham pessoas que nem olhavam na minha cara. Agora que estou em uma posição diferente, o tratamento é outro”, lembrou.
Com veia de empreendedor, aproveitou as habilidades e fez um curso de cabeleireiro. A jornada na área da beleza durou dez anos. No tempo, foi um profissional respeitado e se tornou proprietário de um salão. A história de crescimento e experiências de vida o fazem colocar a solidariedade como centro de tudo. De acordo com João, embora o formato do programa seja com base na contratação de espaços de divulgação, tenta dar visibilidade para causas importantes.
Luta contra o câncer
No ano em que o programa completou 25 anos, João Bernardo enfrentou uma luta contra o câncer de próstata. Entre o Natal e Ano Novo de 2021, decidiu marcar exames, e o médico notou uma alteração. Após a biópsia, recebeu o diagnóstico.
“A gente nunca espera. Em função da pandemia, fiquei um tempo sem marcar consultas para cuidar da saúde preventivamente. Precisei retirar a próstata e estou em retomada gradativa, fazendo acompanhamento do pós-cirúrgico. Trabalho com grandes eventos e agora a atenção é redobrada, estou priorizando o simples e a minha qualidade de vida”.