Ansiedade e religiosidade são retratadas no livro ‘Além da Ansiedade: Sabedoria Para Vencer as Preocupações e Angústias Existenciais’ do pesquisador da PUC-SP, Davi Lago
A ansiedade é o mal dos dias atuais, cerca de 300 milhões de pessoas no mundo convivem com esse problema que pode ser causado por inúmeros motivos. Essa condição psíquica se dá por um excesso de preocupações com o futuro. Existe a ansiedade boa que é quando estamos ansiosos por um encontro ou uma viagem. Porém, o problema é quando ela se torna um fardo, fazendo com que viver sem se preocupar intensamente com o futuro se torne uma missão impossível.
Para o pastor, pesquisador e autor do livro ‘Além da Ansiedade: Sabedoria Para Vencer as Preocupações e Angústias Existenciais’, Davi Lago, é importante que a pessoa que sofre com esse problema saiba diferenciar as preocupações saudáveis e as preocupações doentias e, no último caso conseguir diferenciar os efeitos que elas causam na nossa saúde mental.
No livro Lago relata que existem quatro tipos de abordagem para falar de ansiedade. A primeira retrata uma condição biológica, ou seja, falta de um componente químico no corpo que faz os sintomas serem mais comuns; a segunda abordagem fala de um ponto de vista psicológico tendo relação com os traumas, as emoções e a história da pessoa; já a terceira aborda uma questão sociológica, ou seja, algo de fora que interfere na pessoa, pode ser questões familiares, a vida cotidiana, pressão política e financeira; já a quarta trata da questão filosófica ou espiritual.
“Ela procura entender a ansiedade não na questão do uso de remédios, na questão psicológica ou na questão social, mas na questão do sentido da vida e o sentido da vida, como sabemos, não vem é vendido em pílulas. O significado, o propósito das pessoas não é uma cartela de comprimidos que a gente precisa tomar.”
Independente da abordagem, é importante saber e entender os sintomas da ansiedade e quando esses sentimentos e pensamentos estão saindo do controle. Em uma reflexão Lago faz uma comparação sobre a ansiedade danosa e os problemas que ela causa: “os vermes comem o nosso corpo morto, já a ansiedade devora o nosso corpo em vida. Então a ansiedade danosa é essa que começa a destruir o nosso futuro.”
Os sintomas da ansiedade podem ser os mais diversos, como coração acelerado, respiração ofegante, tensão muscular, enxaquecas e muitos outros.
Assista o programa na íntegra: