Acompanhar a saúde ocular é importante para evitar doenças e garantir uma melhora na visão. O problema é que muitos acabam usando uma lente sem qualidade, muitas vezes compradas em lojas não especializadas, e que não oferecem o que a visão realmente necessita para enxergar melhor.

Para Rodolfo Valio Antunes, supervisor da Ótica Martins o consumidor pode ter dificuldade de perceber a qualidade das lentes, mas a longo prazo, isso pode ser um problema. “As lentes são um tipo de produto que é muito difícil você categorizar elas não sendo um profissional. Então, um cliente olhando de longe ele não vai conseguir saber, na maioria das vezes, a procedência dela e nem a qualidade. É somente ele experimentando, usando e comparando com outras coisas que ele consegue avaliar.”

De acordo com Fernanda Daroz Paulo Colombo Barboza, médica oftalmologista, óculos comprados em lojas não especializadas são feitos através de fabricação em série, vendidos prontos e não são personalizados e esse tipo de compra não leva em consideração uma avaliação médica. “O grau pode não estar correto para as suas necessidades visuais, a distância pupilar pode não estar adequada, pois não foi medida em seu rosto. Isso pode acarretar dores de cabeça, enjoos, vertigens e fadiga ocular.”

Ainda de acordo com a oftalmologista, o primeiro passo é fazer a avaliação oftalmológica completa e após a prescrição, procurar uma ótica de confiança, que deve contar com produtos de qualidade, avaliação rigorosa e alta tecnologia. Isso fará toda a diferença no produto adquirido e dará ao paciente mais confiança no processo de cuidado com a saúde dos seus olhos.

Para o supervisor da Ótica Martins, o bom de se procurar por uma loja de confiança é saber que a qualidade do produto será entregue. “Uma ótica de confiança é boa por estar há muito tempo no mercado, ter diversas recomendações, a tendência é que não haja problemas com qualidades ou aquele famoso comprar gato por lebre.”

Lentes com tecnologia e qualidade no mercado

Hoje em dia existem uma gama enorme de lentes, marcas e tecnologias diferentes para o consumidor escolher e enxergar melhor, mas como escolher qual a melhor para o seu problema de visão?

Após passar por um oftalmologista e fazer os exames necessários, o paciente vai poder ir até uma ótica de confiança e escolher a lente que mais lhe agrada e que é adequada para o seu problema de visão. Para Fernanda, a visão é uma atividade que merece total atenção. “Em cerca de 85% do que realizamos no nosso dia, a visão está envolvida. Aqui está a importância fundamental de consultar seu médico oftalmologista e utilizar uma lente certificada que irá garantir uma visão de qualidade e a certeza de estar cuidando da sua saúde ocular, que é tão preciosa.”

Já na ótica, o paciente passa a escolher aquilo que melhor se encaixa no seu quadro de saúde e das suas atividades diárias. No mercado existem grandes marcas de lentes e algumas delas são: ZEISS, Chamir, Rodenstock e Hoya ambas com muita tecnologia e qualidade para o consumidor. “Todas essas lentes são muito boas, são importadas e tem muita tecnologia, muito trabalho de pesquisa e desenvolvimento atrelado a elas e de qualidade muito boa”, afirma Rodolfo.

Independente da lente escolhida, sempre faça os exames de vista necessários e compre o óculos em uma ótica de confiança e que oferece lentes de qualidade e com certificado.