E eis que a Revista Studiobox chega aos seus 15 anos! Quando recebi a missão de escrever esse texto, uma enxurrada de memórias vieram à mente. Eu e Maycow Montemor – criador e editor-chefe da Studiobox – estudamos juntos e nos conhecemos desde o Ensino Médio. Então, pude acompanhar de perto o nascimento não só da revista mais querida de Santos como também de um grande empreendedor.
Não tem como separar a história da publicação da trajetória do seu criador. Lembro que Maycow sempre teve o sangue de comerciante correndo nas veias, e desde muito novo já ajudava nos negócios da família, trabalhava em lojas de grandes marcas e até tocou seu próprio estabelecimento comercial no Gonzaga. Tudo isso antes dos 20 anos de idade.
“Eu poderia inventar uma história linda mas prefiro ser realista e dizer que tudo começou numa busca por autoafirmação. Eu queria provar aos meus pais que eu era capaz de começar algo do zero e ter sucesso. Afinal, eu ‘quebrei’ uma loja que eles me deram quando fiz 18 anos”, relembra Maycow.
Após uma viagem para Portugal, Maycow voltou para casa cheio de ideias: queria começar uma publicação regional, que falasse sobre e para o público de Santos, com destaque para as atividades culturais e empreendimentos da Região. E foi assim que nasceu a Studiobox. “Eu tinha medo de ser esquecido, então resolvi contar a história das pessoas. Na minha cabeça, alguém sempre lembraria do menino que contou a história dos principais personagens de Santos. Sempre falavam das empresas, mas quem construiu essas empresas?”, destaca.
Me lembro de passar algumas noites fazendo companhia para o Maycow, que escrevia e fazia a diagramação da revista toda sozinho, aprendendo enquanto fazia, em um computador no quarto na casa dos pais dele. Ele ia nos eventos, entrevistava as pessoas, conquistava clientes e era um exemplo de empreendedorismo quando essa palavra nem era tão conhecida por aqui.
Os desafios, é claro, foram muitos. Primeiro, desbravar um espaço que mal era ocupado e descobrir como funcionava o mercado editorial, gráficas, contratos, clientes… Maycow conta que era difícil ser um menino de 21 anos, sem histórico na “sociedade santista”, desconhecido pelo mercado e lançar uma revista. “Mas desafio mesmo era conseguir deixar minha timidez e, sabendo disso tudo, ir pra rua vender anúncio, bater de porta em porta e começar os relacionamentos do zero”. Depois, veio a própria execução da publicação: aprender a mexer nos programas de diagramação, edição de imagens e gravar entrevistas. É importante destacar aqui que tudo isso aconteceu pelo menos quatro anos antes do primeiro smartphone chegar ao Brasil.
Nada disso foi um obstáculo para que a Studiobox se tornasse uma referência na Cidade. Maycow sempre levou jeito com os negócios e, principalmente, com o trato com os clientes e fontes. Amigos se tornaram clientes e muitos clientes se tornaram amigos durante essa jornada, ajudando na construção e transformação da revista. Em 15 anos, foram 60 edições contando a história de Santos através das pessoas e seus empreendimentos nos mais diversos segmentos.
O empresário destaca que o desafio atualmente é encontrar personagens com histórias tão boas quanto as que já foram contadas nesses 15 anos, adequando-as às demandas socioculturais do presente.
“Trazer maior diversidade para nossas capas é minha meta. Estamos passando por um período de mudança e renovação, por isso precisamos de um tempo até que o novo mature e se estabeleça”.
Para Maycow, a Studiobox foi não só um negócio, mas também um grande aprendizado. “Profissionalmente a revista me formou, me graduou e me especializou em análise e observação do movimento da sociedade, razão pela qual me tornei pesquisador do Laboratório de Comportamento, Política e Mídia da FUNDASP/PUC-SP”.
Já pessoalmente, a revista o ajudou a ter contato com todos os desejos e sonhos que sempre teve. “Graças a isso, pude perceber o que realmente tem valor e principalmente que a felicidade não pode ser comprada com cartão de crédito, no máximo o dinheiro consegue realizar desejos. Aprendi que felicidade e realização estão muito além de posse, e que legado não se faz com tijolos”.
Especialmente no momento em que estamos vivendo, Maycow se dá conta de que os 15 anos da Studiobox são uma vitória. “Meu sentimento é de gratidão a todos que sempre estiveram comigo nesses anos: prestadores de serviço, fornecedores, clientes, amigos, família e principalmente a Deus, por ter sido meu chão em todas as vezes que eu caí”, completa o empresário.
Como não é uma pessoa de estipular metas, Maycow gosta de deixar a vida seguir seu fluxo. “Lançamos nosso aplicativo de leitura há quase 10 anos. Antes do boom dos apps eu já via a necessidade da revista estar nos dispositivos móveis, de investir no site e nas redes sociais”. A intenção agora é desenvolver mais a parte on-line, mas de acordo com o mercado regional, que ainda tem bastante força no off-line. “O diferencial da Studiobox para as outras revistas que já passaram por aqui e não obtiveram sucesso é justamente o fato de que nós somos muito atentos ao mundo, mas nunca esquecemos das peculiaridades da nossa região”, finaliza.
A Studiobox já passou por diversas fases, traduzidas por capas que se destacaram ao longo da nossa trajetória, como demonstrado abaixo. Você se lembra delas?