Concerto gratuito destaca obras de Praetorius, Bach, Strauss, Tchaikovsky, Ravel e Morricone
O aclamado maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP farão uma apresentação especial na Sala São Paulo. O concerto “Histórias de Uma Vida” acontecerá no dia 24 de agosto, às 20h30 e será oferecido de forma gratuita por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Os convites para apresentação serão disponibilizados para retirada a partir do dia 19 de agosto na bilheteria da Sala São Paulo e de forma online.
Apresentado pelo Ministério da Cultura e Banco Honda, o espetáculo promete uma jornada musical envolvente, destacando a genialidade de compositores que marcaram a história da música clássica e a vida do maestro João Carlos Martins. O repertório inclui desde “Bransle de la Torche”, de M. Praetorius, até “Cinema Paradiso”, de E. Morricone, passando por clássicos de J.S. Bach, Strauss, Tchaikovsky e Ravel.
O programa selecionado para o concerto espelha também a jornada do maestro, repleta de desafios e superações, desde os primeiros passos na música, representados por peças de J.S. Bach, até os momentos de triunfo e resiliência, simbolizados pelo “Bolero” de Ravel e a emocionante “Cinema Paradiso” de Morricone.
Histórias de uma vida
Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP
Regência João Carlos Martins
M. Praetorius
Bransle de lá torche
J. S. Bach
Courante e Giga suite n.3
J. S. Bach
Badinerie suite 2
R. L. Boccherini
Minueto Boccherini
J. Strauss
Valsa Vida de Artista
P. I. Tchaikovsky
Valsa das Flores
M. Ravel
Bolero de Ravel
J. S. Bach
Ária da 4ª corda
E. Morriconne
Cinema Paradiso
Serviço
Data: 24/08
Horário: 20h30
Ingressos: gratuitos, a partir do dia 19/07 na bilheteria da Sala São Paulo e de forma online
Local: Sala São Paulo – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP
Informações: fundacao@fundacaobachiana.org.br
Sobre João Carlos Martins
João Carlos Martins, maestro e músico brasileiro, possui uma trajetória singular no cenário musical do século XX. Reconhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, sua carreira atingiu o ápice com a gravação da obra completa para teclado do renomado compositor. No entanto, sua jornada foi marcada por desafios físicos, que ele superou com resiliência e determinação, redirecionando sua paixão pela música para a regência.
Em 2020, João Carlos Martins emocionou o mundo ao voltar a tocar piano utilizando luvas biônicas avançadas, mostrando sua capacidade de superar obstáculos e sua criatividade em nome da música.