As noites mal dormidas estão cada vez mais comuns na vida dos brasileiros, dados da FioCruz apontam que 72% das pessoas sofrem com distúrbios do sono. Eles podem estar relacionados a muitas coisas, mas principalmente a hábitos errados que tomamos antes dormir.
A higiene do sono é uma prática necessária para garantir que o sono seja de qualidade e verdadeiramente revigorante. Os hábitos vão da escolha certa de um bom colchão e travesseiro até o cuidado com a exposição exagerada as luzes das telas.
Quando existe um hábito errado antes de dormir, se gera um impacto negativo na qualidade de vida de pessoa. Sintomas comuns são: dificuldade para se concentrar, alterações de memória, sonolência diurna, mudanças de humor, irritabilidade e baixo desempenho no trabalho ou estudos. Muitos pacientes procuram médicos em busca de um remédio para dormir, mas em alguns casos a higiene do sono e um local confortável para dormir funcionam muito bem.
Tenha uma boa higiene do sono
O neurologista e especialista em Medicina do Sono, Juarez Harding, afirma que é importante delimitar o espaço, assim conseguimos colocar a cama como um local somente para relaxamento.
Temos que entender que a cama é feita pra dormir, e não pra ficar lendo ou pra ficar vendo televisão ou pra ficar de papo, não é um lugar pra atividades de alerta, de vigília, e sim pra deitar e dormir.
Confira as dicas do especialista:
- Não tomar café antes de dormir.
- Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
- Não ir para a cama se não estiver com sono.
- Criar um ambiente adequado e com menos luz.
- Evitar telas como televisão e celular.
- Evitar atividade física.
- Evitar comer muito.
Escolha bem o seu colchão e seu travesseiro
O colchão e o travesseiro são os instrumentos que usamos para ter um sono de qualidade, por isso é tão importante fazer uma boa escolha e garantir o total conforto para esse momento.
Atualmente o melhor colchão do mercado são os colchões de molejo que são molas cônicas com a terminação retangular e possibilita uma maior independência de posições perante às outras molas e maior estabilidade e conforto, por conta da sua maior área de apoio para sustentação. É uma mola que se adapta a diferentes tipo de gostos e pode suportar até 150kg de cada lado.
Além desse modelo existem os colchões de molas ensacadas que contam com as molas independentes e envolvidas por tecido, proporcionando maior estabilidade, suporte e conforto ao corpo.
Para Erkan Mohamad Assaf El Souss, diretor da Empório dos Colchões, a qualidade desses dois materiais são indiscutíveis e garantem um sono de qualidade por conta da estabilidade que as molas proporcionam.
Esses colchões proporcionam um alinhamento adequado e suporte superior, promovendo um sono mais saudável, afirma Erkan.
Juarez afirma que o colchão que não tem a qualidade desejada acaba gerando uma noite de estresse e mal dormida.
“Eu tenho que me sentir bem para poder relaxar. E aí, um colchão ruim vai me incomodar o corpo, vai me dar dor, vai me dar formigamento, eu vou acordar no meio da noite com dor, com incômodo, isso vai fragmentar e atrapalhar meu sono. Então um colchão é uma das coisas fundamentais.”
A escolha de um bom colchão passa por se direcionar a uma loja especializada e experimentar o artigo que deseja comprar, isso vai garantir um acerto maior na hora da compra. De acordo com Erkan, “Para escolher um bom colchão é preciso ir a uma loja especializada e ter a opção de escolher o colchão experimentando o conforto conforme o seu biotipo e suas necessidades.”