No Brasil existem 90 milhões de empreendedores, somente no primeiro quadrimestre de 2024 foram registradas 21.738.420 novas empresas ativas. O empreendedorismo está presente na vida dos brasileiros como uma forma de mudar de vida, sair do emprego formal ou complementar a renda familiar.
Muitos desses brasileiros se arriscam no empreendedorismo sem ao menos ter uma experiência ou estudo sobre administração de empresas ou assuntos que envolvem o tema. Para Felipe Nowill, advogado e empreendedor as faculdades ajudam na construção do empreendedor, porém não dão a prática necessária para entender melhor o assunto.
“As faculdades, que são a continuação das escolas, te ensinam o que você tem que saber para colocar em prática aquele conhecimento técnico e a gente sabe que a faculdade em si só te ensina a começar”, comenta Felipe.
No começo de um negócio, independente da profissão do empreendedor, é necessário entender de administração e esse é um conceito universal e que serve para diversas áreas. “Os conceitos da administração são universais, você vai administrar a sua casa, o seu escritório e se você não sabe administrar uma coisa pequena, você não vai saber administrar uma coisa grande. Então é uma coisa que você tem que saber e que não vai ser passado na faculdade.”
Os empreendedores no começo trabalham muito e precisam ter noção de conceitos técnicos que vai além do que foi passado na faculdade ou em cursos. De acordo com Felipe, o crescimento da empresa vai gerar desordem por mudanças de rotina, de aprendizado e de gestão de um negócio.
“É como se fosse um circo onde estamos girando vários pratos, a gente não consegue girar todos ao mesmo tempo, mas não podemos deixar nenhum deles cair. Quando o empreendedor aprende uma coisa nova, é mais um pratinho, tem um filho, é outro prato. Tudo isso gera uma desordem e um caos, e temos que fazer com que esse caos seja rentável.”, finaliza Felipe
Assista o programa na íntegra: