Lelê Navarro

Ontem tive o prazer de assistir ao segundo desfile da marca Catarina Mina no SPFW, da Designer Celina Hissa, marca autoral e com muita Brasilidade. Conheço esse trabalha desde 2016, quando comecei a usar as bolsas de crochê, que hoje ainda são o destaque da marca, porém foi acrescido os looks diversos.

Fico muito feliz em ver o crescimento de uma marca com base na sustentabilidade, e responsabilidade social crescendo na moda, que hoje vem marcada mais pelo fast fashion e desvalorização do trabalho artesanal. A Catarina Mina trabalha com mais de 30 comunidades de artesãs em sua produção, nessa coleção “Herdeiras do Futudo”, ainda tiveram parceria com a marca Da Tribu com látex vindo da Amazônia no Pará.

A coleção veio com muita transparência, com seus modelos em crochê, algumas camisolas com renda filé e vestidos com hot pants. Sempre com desenhos geométricos e que trazem uma certa memória afetiva dos tempos das avós, porém atrelado a muito design e modernidade… Definitivamente, um mix perfeito, que cria uma marca com muita personalidade.

Também esteve presente o macramê, tricô, renda de Bilro e até a palha da Carnaúba em algumas bolsas, também nos chinelos e acessórios. A coleção teve tons terrosos, branco e azul marinho. Uma paleta que busca uma ligação com a natureza e referências ao trabalho manual presente em toda coleção.

O vestido vermelho com detalhes em crochê foi outro ponto alto do desfile, uma peça elegante, com trabalho manual sofisticado. As sandálias Havaianas, adornadas com palha de Carnaúba foi outro ponto interessante da coleção.

Os acessórios foram assinados pelo designer Davi Morais da marca The Morais, também do Ceará. Com trabalho de metais, característica da marca, atrelado ao trabalho de macramê e palha da Catarina Mina, surgiram peças marcantes. Com certeza um design criativo, moderno com alta brasilidade, perfeito para mostrar a nossa identidade no mundo. Sim, fazemos moda com identidade e alto design!