Dentista da Implante Vida comenta que é necessário ter uma boca saudável para conseguir ter sucesso em procedimentos estéticos dentários. Acompanhamento a cada seis meses também é necessário.
A odontologia estética vêm crescendo, na média anual essa área teve um crescimento de 5,9% desde 2018. Um exemplo desse crescimento foi resultado de uma pesquisa desenvolvida pela Research and Markets (instituto irlândes) que projetou um faturamento de US$ 89 bilhões para o setor até 2030. A grande questão é que a busca por esses procedimentos devem ser realizados pensando na saúde e não só na estética.
De acordo com a Dra. Maithê Diniz Amaral, cirurgiã dentista, o odontologista deve sempre passar as informações necessárias e checar se realmente a saúde bucal do paciente está adequada.
“Se o paciente vai ao consultório por um motivo de estética sem saber toda a importância da saúde por trás, tudo que tá errado na boca dele ou na conduta dele, de higiene, ou às vezes tem uma cárie que ele não sabia, a gente tem que orientar. Então, assim, o interessante da estética é que ela também te leva no dentista”, afirma a dentista.
Os tratamentos estéticos mais comuns entres os pacientes são: clareamento dental, facetas de porcelana, lentes de contato para os dentes e encurtamento ou alongamento da gengiva. Para Maithê, a estética vem ganhando da saúde, “tem muita gente colocando a estética à frente, e assim, eu vou ser muito sincera, não existe estética sem saúde, e não existe saúde sem estética também, principalmente na odontologia.”
A dentista ainda afirma que mesmo com os procedimentos e com o sorriso dos sonhos, é necessário fazer o acompanhamento para evitar problemas na saúde bucal. Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) aponta que 41,5% da população brasileira apresenta cárie, com uma média de 2,2 dentes cariados por pessoa. Por conta disso, o ideal é que o acompanhamento odontológico aconteça de seis em seis meses, não só quando a dor aparece uma dor.
“Muitas das cáries que aparecem são entre os dentes, justamente onde a escova não chega e, não adianta, nenhuma escova vai chegar, então fica restos de alimento e esses alimentos, consequentemente, vão desenvolver uma cárie.”
Independente do procedimento, seja por saúde ou por estética, é importante ter acompanhamento de um dentista de confiança. Segundo a dentista, “nada mais chique e estético do que uma boca limpa e saudável.”