A Peugeot foi patrocinadora da 13ª edição da Semana de Design de São Paulo (DW!). O evento, aconteceu em março na capital paulista e teve como destaque o modelo 208 Turbo como carro oficial da campanha. O artista de Santos, Renato Tija, foi responsável pelo projeto como diretor artístico e artista da ação da empresa de automóveis.
Renato conta que o processo de criação foi muito intuitivo e com muita liberdade de criação, fazendo com o projeto se tornasse ainda mais prático e bom de ser produzido. De acordo com ele, houve apenas uma exigência: “O único briefing que me veio é que a gente tem umas cores especificas de Peugeot Global e quando veio para o Brasil teria que respeitar isso.”
Os artistas tem diversas habilidades, com Renato não seria diferente, ele relata que consegue imaginar uma paleta de cores que faça sentido dentro do ambiente e para cada projeto de acordo com o que já tem no local. Como ele teria cores já pré-definidas, pensou que isso poderia ser um problema, mas pelo contrário, as cores fizeram sentido umas com as outras.
“Eu sempre faço uma visita técnica antes e já consigo enxergar uma paleta de cor, quando eu chego já sei quais cores eu vi naquele ambiente. Fatalmente o que eu trago de cor vai combinar com o ambiente. Não sei explicar como isso acontece”, conta ele rindo.



Por ter acumulado funções dentro do projeto o artista deve que ter momentos como diretor artístico e outros como artista da ação. Renato conta que esse processo de divisão de serviço foi conversado com a empresa e em um primeiro momento ele não queria tomar a frente da ação, ficando somente como diretor, mas a empresa gostou do trabalho dele e assim houve essa junção de trabalho.
O que é Peugeot Art District?
De acordo com a marca: “o Peugeot Art District, trata-se de uma plataforma de relacionamento com o público através da arte, do design e da arquitetura. Através dela, será promovida uma sinergia com a marca por meio do acesso a experiências e conteúdos disruptivos, que unem sofisticação e beleza dentro de uma estética brasileira.”
Ainda de acordo com a marca, a empresa soma mais de duzentos anos de uma história e durante todo esse tempo eles se inspiraram para produzir todos os anos automóveis que marcam gerações. Isso faz com que a empresa esteja ligada ao contexto social ligando a Peugeot aos campos da arte, da moda, do design e da arquitetura.

Assista o programa na íntegra: