Empreender pode ser algo complicado, principalmente quando o assunto é a fidelização do cliente, mas existem práticas que podem ajudar nessa relação entre cliente e empresa. Uma delas funciona muito bem para quem tem comércio alimentício: o atendimento no balcão, pode até parecer algo bobo, mas ter o cliente mais perto do funcionamento da empresa pode gerar uma relação mais positiva e próxima.

Pesquisas lideradas por Dwayne D. Gremler, cientista social, acadêmico e autor que se destaca por sua contribuição ao campo do marketing de serviços, indicam que relações de “amizade” com funcionários criam barreiras à troca de marcas (switching), aumentando a lealdade e o boca a boca positivo.

No caso da Pizza Di Casabona, o conceito de balcão surgiu por conta da influência italiana que o Eduardo Casabona, empresário e chef pizzaiolo, trouxe da experiência dele na região sul da Itália onde trabalhou produzindo as pizzas.

“Eu acho que é uma característica muito forte nossa, eu sempre gostei de balcão, qualquer lugar que eu vou eu quero sentar no balcão. Isso cria uma intimidade e uma aproximação com o cliente muito forte”, comenta o empresário. Casabona também comenta que por conta desse conceito ele fez vários amigos que eram clientes da pizzaria.

Outro diferencial da empresa é ir no sentido contrário do consumo mais tradicional do santista, na região é normal que os comércios sejam enormes e que existam menos quantidade de porções individuais, principalmente quando o comércio é uma pizzaria. Já na Di Casabona, o cliente encontra um local menor e muito acolhedor, pizzas individuais e consumo em balcão, o que não é normal para a região.

Reprodução: Instagram @pizzadicasabona

“Houve muita crítica por causa disso, mas era o que eu queria fazer. O pessoal vai para São Paulo em lugares assim pegam fila e aqui em Santos o pessoal não quer pegar fila porque quer sentar na mesa e vai demorar um pouco mais.”

Como nasceu a Pizza Di Casabona

A história da pizzaria começou em 2018, quando Casabona voltou da Itália após um tempo de estudo na região de Calábria, no sul da Itália, onde estudou a verdadeira pizza napolitana.

No começo de tudo o Eduardo produzia as pizzas para servir em eventos, mas precisava de mais retorno do negócio. Foi quando ele decidiu começar a produção no apartamento da mãe e vender por delivery. Em 2020, abriu o espaço físico para take out e um balcão para comer no local.

“Eu comecei com um forno pequenininho que é especifico para pizzas individuais, depois achei uma fábrica em São Paulo que produzia os fornos para pizzas napolitanas. Quando estourou a pandemia eu divulguei mais nas redes sociais e aí começou a crescer os pedidos.”

Premiação

Em 2024, a Pizza Di Casabona entrou no ranking das melhores pizzarias do Brasil, ocupando o 45º lugar. Nesse ano a pizzaria conquistou a 37ª colocação entre as melhores pizzarias da América Latina.

A premiação é uma iniciativa do respeitado Guia 50 Top Pizza, com sede na Itália e chama-se 50 Melhores Pizzarias do Brasil.

Reprodução: Instagram @pizzadicasabona

Assista o programa na íntegra: