Que tal ser turista na própria cidade? Trocar a correria da rotina por uma caminhada para conhecer mais da história local, com orientação de guias de turismo e ainda garantir clicks incríveis de Santos. Essa ‘viagem’ pela história santista vai acontecer neste domingo (27/9), às 10 horas, com o Free Walking Tour pelo Centro Histórico, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até sábado (26/9) pelo Sympla.
A programação é realizada pela Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista (APT), com apoio dos seus associados, guias de turismo da região e da Secretaria de Turismo de Santos. A ideia é marcar a data, celebrada no mundo inteiro, presenteando o morador da Cidade com um roteiro a pé que valoriza a cultura e a história santistas.
O passeio terá 10 pontos de encontro em locais históricos: Praça Mauá, Bolsa Oficial do Café; Museu Pelé e Santuário Santo Antônio Valongo; Outeiro de Santa Catarina e Casa do Trem Bélico; Praça da Alfândega; Conjunto da Igreja do Carmo e Panteão dos Andradas; Associação Comercial de Santos; Casa da Frontaria Azulejada; Casa de Bartholomeu de Gusmão; e Praça Rui Barbosa com a Igreja do Rosário.
Em cada um destes pontos de encontro haverá um guia de turismo fixo, contando curiosidades e a importância daquele local no contexto da história de Santos. A cada 10 minutos, o turista troca de ponto histórico até completar todo o circuito, com previsão de duração de 1h30 hora. Podem participar pessoas de todas as idades, mas crianças devem estar acompanhadas de um dos responsáveis legais (pai ou mãe).
Para aproveitar o Free Walking Tour é preciso estar às 9h45 no ponto de encontro que foi escolhido na hora da inscrição (são as mesmas 10 opções de pontos já mencionados acima) e apresentar o ingresso impresso ou digital. A caminhada terá início às 10 horas.
“Queremos proporcionar para o morador de Santos essa experiência de ser um turista em sua própria cidade, ter um novo olhar sobre os locais que ele pode até saber onde ficam, mas não conhece a fundo a importância histórica e turística também”, detalha o diretor-presidente da APT, Eduardo Silveira.
Os participantes devem usar máscara durante todo o evento, além de respeitar o distanciamento social necessário neste momento, conforme marcações de solo com esta indicação. Será disponibilizado álcool gel. Informações e dúvidas podem ser esclarecidas no www.aptbs.com.br/diamundialdoturismo ou pelo whatsapp da APT: (13) 99720-4741.