Último fim de semana para conferir a peça “Tio Vânia” de Anton Tchekhov no teatro SESC Santana. A peça “Tio Vânia” aborda o tema da ecologia e desmatamento de florestas no fim do século XIX, período que ainda não se falava sobre esse assunto.  

O texto mostra de  forma detalhada o que estava acontecendo nas florestas da Rússia naquele período, e quanto isso já impactava na vida dos animais e pessoas na região. Um assunto que é super atual, e imprescindível a discussão nesse momento que sofremos os impactos ambientais. Muito bem abordado através do olhar poético do médico da família (Astróv), personagem interpretado pelo ator Bruno Barchesi. 

Além disso, ainda aborda assuntos como felicidade conjugal, e como as mulheres não tinham tantas escolhas naquela época. Mostrando a infelicidade da personagem  Helena, casada com o professor Serebriakov (interpretado por Zé Carlos Machado), que mesmo vivendo com um marido bruto, se mantém casada por causa dos bons costumes. 

Outro aspecto bem atual, demonstrado pelo personagem Tio Vânia, é da pessoa comum, que trabalha de forma árdua e vive infeliz com sua condição e descrente da política… Mas, continua vivendo e fazendo suas tarefas, apesar de tudo. Realmente, uma peça para refletir sobre vários aspectos sociais, que continuam atuais. Ou seja, um verdadeiro clássico da literatura!  

A montagem do Grupo TAPA, começou com seus ensaios no fim de 2023, sob direção do querido diretor Eduardo Tolentino, sempre perfeccionista. E sim, podemos perceber esse trabalho minucioso no resultado da peça, impecável. Uma boa forma de comemorar 45 anos do grupo nos palcos!  

A peça dura em torno de uma hora e meia, sem intervalos, porém posso garantir que passa super rápido com esse elenco incrível. 

Últimas sessões nesse fim de semana, venda de ingressos somente na Bilheteria do Teatro SESC Santana localizado na Avenida Luiz Dummont Villares, 579, próximo a estação do Metrô Jardim São Paulo – Ayrton Senna. 

No dia 22 de junho o grupo se apresenta no Teatro Guarany, em Santos, às 21 horas.

Direção Eduardo Tolentino de Araújo, elenco:  

Ana Cecília Junqueira (Sônia), Brian Penido (Tio Vânia), Bruno Barchesi (Astróv), Camila Czerkes (Helena), Lília Blanc (Maria), Tato Fischer (Bexiga), Walderez De Barros (Marina/Babá), Zé Carlos Machado (Serebriakov).