Estudos apontam que a maconha é uma substância que possui vários receptores que são enviados ao cérebro, e por esse motivo ela pode causar problemas psicológicos, um deles pode ser a esquizofrenia. De acordo com a psiquiatra Natália Quireza, essa substância causa problemas em todas as idades. Quando se trata de problemas psicológicos a maconha pode causar síndrome do pânico, transtorno bipolar e depressão.

Ainda de acordo com Quireza, para entender a motivação de certos transtornos é preciso fazer um estudo genético, e muitas vezes a maconha foi a causadora do início desse problema mental. “O uso da maconha desorganiza o cérebro em formação e dos 13 aos 25 anos fumar maconha é ainda mais prejudicial, pois o cérebro está em formação”, afirma a psiquiatra.

A maconha é uma droga encontrada com certa facilidade e ainda carrega o estereótipo de “droga leve” e que “deixa a pessoa na paz”, porém essas afirmações não são reais, a maconha, assim como qualquer outra droga causa problemas de saúde, sejam eles psicológicos ou não. “As pessoas ainda vem a maconha como algo sutil, mas a gente está falando de estrutura cerebral, nunca é só fumar maconha”, finaliza a médica.

Assista o programa na íntegra: